Araxá Agora

Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
Polícia Civil de Araxá indica a Copasa por crimes ambientais após vazamento de esgoto na região do Aeroporto

Cidade

Polícia Civil de Araxá indica a Copasa por crimes ambientais após vazamento de esgoto na região do Aeroporto

Inquérito concluiu que houve poluição em curso d’água e no solo; perícia confirmou responsabilidade da companhia

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente de Araxá, concluiu um inquérito policial que resultou no indiciamento da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) pela prática de crimes ambientais. A investigação apurou um caso de poluição em curso d’água e solo permeável nas proximidades da região do Aeroporto de Araxá, causado pelo extravasamento de uma adutora de responsabilidade da companhia.

De acordo com o relatório policial, o caso teve início após o registro de ocorrência por lançamento irregular de esgoto, o que motivou a abertura de um inquérito criminal para apurar o dano ambiental. Durante as diligências, foram realizadas perícias técnicas no local, que confirmaram a contaminação da água e do solo.

Com base nos elementos levantados, a Polícia Civil concluiu que houve efetiva poluição e responsabilidade da pessoa jurídica, indiciando a Copasa pelos crimes previstos no artigo 54 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no artigo 15 da Lei nº 6.938/81 (Política Nacional do Meio Ambiente).

Leia Também:

A corporação destacou que tanto a Constituição Federal quanto a legislação ambiental brasileira permitem o indiciamento de pessoas jurídicas por danos ao meio ambiente, como no caso em análise.

 Copasa

A reportagem procurou a Copasa para se manifestar sobre o indiciamento. Segue nota:

A Copasa informa que o extravasamento de esgoto na avenida Avenor Pereira Guimarães, em Araxá, foi detectado e corrigido no dia 23/09 (não no dia 29/09), depois que equipes técnicas desobstruíram a tubulação e trocaram parte do encanamento.
 
A intercorrência foi causada pelo entupimento da rede coletora, em virtude do lançamento irregular de objetos sólidos. Somado a isso, uma erosão nas proximidades danificou a tubulação. Cerca de 12 metros de redes foram substituídos.
 
A Companhia esclarece que, diariamente, realiza manutenções preventivas em diferentes pontos da cidade, que consistem na higienização das redes coletoras. Além disso, o sistema de esgotamento sanitário conta com caixas de retenção de sólidos. Mesmo assim, a colaboração da população é fundamental.

Para evitar a reincidência do caso, é importante utilizar corretamente o sistema de esgotamento, não lançando lixo nos vasos sanitários; não descartando comida, óleo e outros tipos de gordura nos ralos das pias, e não canalizando a água da chuva para as redes de esgoto.

A Companhia ressalta que nenhuma demanda acerca do extravasamento foi comunicada à empresa por meio de seus canais. Mesmo monitorando o sistema todos os dias, Araxá conta com mais de 525 km de redes coletoras, por isso, é fundamental que a população comunique quaisquer anormalidades diretamente à Copasa. Os canais de relacionamento são gratuitos: site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital”, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico, por meio do número 0800 0300 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31 9 9770-7000), e web chat no site, que funcionam de segunda a sexta, 08 às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais).
Quanto ao citado indiciamento, a Copasa informa que não comenta procedimentos em tramitação.
FONTE/CRÉDITOS: Ascom PC
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PC
Comentários: