Faleceu na manhã desta quinta-feira (6) o economista, escritor e ex-presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), José Alberto de Camargo, conhecido como Dr. Camargo. A informação foi confirmada por amigos próximos que informaram que ele estava internado há alguns dias em tratamento contra uma pneumonia e, apesar de apresentar melhora, teve uma complicação e não resistiu.
À frente da CBMM entre 1974 e 2005, Dr. Camargo foi uma das figuras mais importantes na consolidação da empresa como referência mundial na produção e desenvolvimento de novas aplicações do nióbio, mineral estratégico amplamente utilizado nas indústrias automobilística, aeroespacial e de infraestrutura.
Sua gestão foi marcada pela inovação tecnológica, pela expansão internacional e pelo foco na valorização das pessoas. Reconhecido por sua liderança humanista, Dr. Camargo mantinha um vínculo próximo com os colaboradores da CBMM e acompanhava de perto a qualidade de vida dos trabalhadores — inclusive após a aposentadoria.
Respeitado em Minas Gerais e no cenário industrial brasileiro, José Alberto de Camargo deixa um legado de visão empreendedora, compromisso social e contribuição duradoura ao desenvolvimento do país.
O prefeito de Araxá, Robson Magela, vai decretar luto oficial de três dias em função do falecimento de José Alberto de Camargo.
Comentários: