Araxá Agora

Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Prefeitura de Araxá disponibiliza vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Cidade

Prefeitura de Araxá disponibiliza vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra a dengue (QDENGA) já está disponível em todas as salas de vacina do município. A imunização é destinada, neste momento, a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

 

O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para que a proteção seja eficaz, é fundamental que o público-alvo complete todo o esquema de vacinação. Em Araxá, a vacina está disponível nas unidades: Unicentro, Unileste, Uninorte, Unioeste, Uninordeste, Unisul, Unisa, ESF Pão de Açúcar e ESF Max Neumann.

Leia Também:

 

Para receber o imunizante, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinas, CPF e/ou Cartão SUS atualizado. Não é necessário agendamento prévio, e os atendimentos são realizados por ordem de chegada.

 

Crianças e adolescentes que já tiveram dengue devem aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal. Em caso de diagnóstico positivo para Covid-19, é necessário aguardar a melhora completa dos sintomas. Se houver presença de febre, a vacinação também deve ser adiada até que a criança ou adolescente esteja saudável.

 

Caso a criança ou adolescente contraia dengue após receber a primeira dose, é necessário aguardar 30 dias para realizar a segunda aplicação. A vacina é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida de forma medicamentosa.

 

De acordo com a técnica de enfermagem da imunização, Fernanda Padovani Manzato, é fundamental que pais e responsáveis fiquem atentos ao retorno para a segunda dose. “A vacina só garante proteção completa quando o esquema vacinal é finalizado. Por isso, é muito importante que as famílias retornem às unidades com as crianças e adolescentes, garantindo a eficácia da imunização”, destaca.

 

A ampliação da faixa etária da vacina contra a dengue para outros públicos aguarda orientação do Ministério da Saúde, por meio de nota técnica.

 

Horários de vacinação – 2 a 6 de fevereiro 

 

Unicentro (crianças até 12 anos – Influenza)

Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h

Sexta-feira: 7h30 às 15h

 

Unileste

Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h

Sexta-feira: 7h30 às 14h30

 

Uninordeste e ESF Max Neumann

Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h

Sexta-feira: 7h30 às 12h

 

ESF Pão de Açúcar

Segunda, terça e sexta-feira: 7h30 às 12h

Quarta e quinta-feira: 7h30 às 16h

 

Unisa

Segunda a quinta-feira: 7h30 às 17h

Sexta-feira: 7h30 às 12h

 

Uninorte

Segunda e terça-feira: 7h30 às 16h

Quarta-feira: 7h30 às 12h e das 13h às 16h

Quinta-feira: 7h30 às 12h30

Sexta-feira: 7h30 às 12h

 

Unioeste

Segunda a quinta-feira: 7h30 às 16h

Sexta-feira: 7h30 às 12h

 

Unisul

Segunda a quinta-feira: 8h às 12h

Sexta-feira: 7h30 às 11h30

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA
Comentários:
OITAVA
OITAVA