Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Agosto 2026
Araxá inicia os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra
Cidade

Araxá inicia os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres nesta quinta (20), Dia da Consciência Negra

.

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Araxá dá início, nesta quinta-feira (20), aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização internacional que, no Brasil, começa simbolicamente no Dia da Consciência Negra. A data reforça o compromisso com o enfrentamento às desigualdades e destaca que mulheres negras estão entre as principais vítimas da violência, tornando ainda mais urgente a construção de políticas públicas efetivas.

 

A campanha busca sensibilizar a sociedade, ampliar debates e fortalecer a rede de proteção, reunindo ações coordenadas por diversas secretarias municipais e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Leia Também:

 

Para a coordenadora da OPM (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Araxá), Luana Oliveira, iniciar a mobilização no Dia da Consciência Negra traz um sentido profundo. “Quando começamos no 20 de novembro, reafirmamos que a violência de gênero é atravessada por desigualdades raciais. É um chamado para enxergar essas camadas e construir políticas mais justas, inclusivas e humanas”, destaca.

 

Ao longo dos 21 dias, Araxá contará com ações educativas, preventivas e de mobilização social. Entre os destaques da programação estão: Lançamento do Diagnóstico Municipal da Violência contra a Mulher (25/11), com dados inéditos sobre a realidade local; Premiação do projeto “Maria da Penha vai às Escolas”, que leva prevenção e conhecimento às salas de aula; Blitz “Noite Segura”, reforçando proteção para mulheres em bares e estabelecimentos noturnos; Pedal Solidário, rodas de conversa, ações esportivas, culturais e educativas; Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, durante a final do Campeonato Ruralão 2025. A programação foi construída de forma intersetorial, reunindo saúde, educação, assistência social, segurança pública, esporte, cultura e sociedade civil.

 

Também será apresentado o resultado do Diagnóstico Municipal da Violência contra a Mulher, no dia 25, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Os dados estratégicos coletados no diagnóstico vão orientar decisões, investimentos e protocolos de atendimento. “É um estudo que organiza informações essenciais sobre a realidade das mulheres em Araxá. Ele mostra onde avançamos e onde precisamos agir com mais intensidade”, explica Luana.

 

Luana reforça que enfrentar a violência é responsabilidade coletiva. “Queremos que todas as mulheres saibam que não estão sozinhas. E queremos que a sociedade entenda que prevenir a violência é um compromisso de todos. Apoiar, respeitar, escutar e agir salvam vidas.”

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom PMA

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR