Araxá Agora

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025
Sustentabilidade, reforma tributária e inovação pautam o segundo dia do Congresso da Federaminas em Araxá

Cidade

Sustentabilidade, reforma tributária e inovação pautam o segundo dia do Congresso da Federaminas em Araxá

Evento reúne lideranças empresariais de todo o Estado e segue até domingo com palestras e homenagens

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O 27º Congresso da Federaminas chega ao seu segundo dia nesta sexta-feira (31), com uma programação voltada à sustentabilidade, inovação e governança consciente. O encontro, realizado no Grande Hotel e Termas de Araxá, reúne cerca de 500 empresários, gestores públicos, lideranças associativistas e especialistas de todo o país para discutir o papel das empresas na construção de um futuro mais responsável e competitivo.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destacou que o evento consolida Minas Gerais como um polo de reflexão e ação sobre o desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental. “A Federaminas acredita que é possível crescer com responsabilidade. O congresso propõe uma reflexão sobre o papel das empresas no futuro — empresas que inovam, respeitam o meio ambiente e valorizam as pessoas”, afirmou.



Leia Também:

Programação desta sexta-feira

A agenda desta sexta começa com a palestra do empreendedor Estevan Sartoreli, fundador da Dengo Chocolates, sobre governança consciente e transformação sustentável. Em seguida, o painel “As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, promovido pelo Sicoob, reforça a importância do cooperativismo no cenário econômico atual.

O Painel Grandes Empresas: A Transformação Sustentável reúne Carlito Arruda (Arruda Alimentos), Rosane Santos (Samarco) e Fernando Passalio (Copasa), que discutem práticas corporativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

À tarde, o Painel Federaminas Mulher contará com Daniela Grelin (Pacto Global), Adriana Muls (Diário do Comércio) e participação virtual da ministra Cármen Lúcia (STF), destacando o protagonismo feminino nos negócios.

A programação inclui ainda o Congresso de Direito e o Painel CEAJE, com João Paulo Fanucchi de Almeida Melo (presidente do Ceaje), Gustavo Chalfun (presidente da OAB/MG) e Flávio Boson Gambogi (desembargador federal do TRF), debatendo a reforma tributária sob a ótica do Judiciário e da advocacia.

O dia termina com o Prêmio Mulheres Além das Gerais, que homenageia lideranças femininas de destaque no associativismo mineiro, seguido de jantar e show de confraternização.



Abertura

A quinta-feira (30) marcou o início oficial do congresso com debates sobre economia circular, práticas sustentáveis e oportunidades para o setor empresarial. O primeiro dia contou com palestras da jornalista Giuliana Morrone; da CEO da Fábrica Criativa, Maria Laura Tergilene, e dos especialistas em sustentabilidade Felipe Cota (Zero Carbon) e Felipe Romera (Simple Carbon).

Durante a abertura, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, reforçou a importância de unir desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. “Precisamos pensar em como podemos contribuir para que este mundo tenha longevidade, mas ao mesmo tempo enxergando as oportunidades e transformando tudo isso em negócios. Fazer o bem para o mundo e gerar oportunidades é possível”, afirmou.

O vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Ernesto João Reck, ressaltou o papel das entidades na união do setor produtivo. “Estar aqui é um privilégio. Precisamos estar mais juntos e dialogar mais. Só assim seremos mais fortes e teremos mais condições de cobrar o que é necessário”, disse.

Entre os temas debatidos, a sustentabilidade apareceu como eixo central. “É muito importante que as empresas adotem práticas sustentáveis, especialmente agora que temos o marco regulatório do carbono aprovado. O que antes era um diferencial, agora é uma questão de sobrevivência”, alertou Felipe Cota, CEO da Zero Carbon.

Já Giuliana Morrone reforçou a interdependência entre grandes e pequenos negócios. “A multinacional precisa do pequeno para fornecer produtos e serviços, e esse pequeno deve estar conectado à missão do grande. Assim criamos um círculo virtuoso, com perspectiva de futuro”, afirmou.

O balanço do primeiro dia foi positivo na avaliação dos congressistas. O presidente da Associação Comercial de Muriaé, Eduardo Monteiro Rodrigues, destacou os ganhos práticos para quem participa do evento. “O congresso traz muitas oportunidades. É fonte de conhecimento e novos contatos. Sempre que participamos, colhemos frutos para nossa cidade e para os empresários locais”, afirmou.

Compromisso com o futuro

O congresso da Federaminas segue até domingo (2) com painéis, debates e homenagens. A programação de sábado inclui a palestra do jornalista Pedro Doria sobre inteligência artificial e a apresentação do atleta Flávio Canto, que abordará o tema “Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar”.

Com a neutralização total das emissões de carbono, o evento se consolida como um dos mais inovadores e sustentáveis do país. “Nosso objetivo é mostrar que desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental caminham juntos. O associativismo mineiro é forte, e esse congresso é a prova disso”, conclui Valmir Rodrigues.



Programação



SEXTA-FEIRA | 31 DE OUTUBRO

9h – Estevan Sartoreli | Fundador Dengo Chocolates | Governança consciente: inspirando transformações sustentáveis

10h30 – As Cooperativas Constroem um Mundo Melhor – 2025, Ano do Cooperativismo (ONU)

Participação: Sicoob

10h45 – Painel Grandes Empresas: a transformação sustentável

Carlito Arruda - CEO da Arruda Alimentos

Rosane Santos - Diretora de sustentabilidade da Samarco

Fernando Passalio - Presidente da Copasa

12h15 – Almoço

14h – Painel Federaminas Mulher

Daniela Grelin – Diretora Executiva Pacto Global
Ministra Carmén Lúcia (participação virtual)

Adriana Muls – Diretora Diário do Comércio

15h15 – Coffee Break

15h45 – Painel CEAJE | Reforma Tributária: Judiciário e Advocacia em diálogo

João Paulo Fanucchi de Almeida Melo – Presidente CEAJE-Federaminas

Gustavo Chalfun – Presidente OAB/MG

Flávio Boson Gambogi – Desembargador Federal TRF

20h – Prêmio Mulheres Além das Gerais

22h – Show/Jantar



SÁBADO | 1º DE NOVEMBRO

9h - Pedro Doria | Jornalista - Como implantar IA no varejo em dois meses

10h15 - Case: Verde que Dá Lucro – ACE Sustentável

10h30 – ODS na Gestão Pública

Lucas Henrique de Oliveira Silva - secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima (MG),

Renato Valle - secretário municipal de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Nova Lima

11h – Foto Oficial

11h15 – Flávio Canto | Apresentador, Empreendedor e Medalhista Olímpico | Os 3Cs – Construir, Conquistar e Compartilhar: a transição da cultura de Performance para a de Legado

12h45 – Almoço

13h – Feijoada Federaminas

19h – Credenciamento Homenageados Mérito

20h – Mérito Empresarial 2025

22h – Show/Jantar



O Congresso

O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais é promovido anualmente pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e com apoio institucional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), da Federaminas Mulher, da Federaminas Jovem, da CEAJE e da ACIA. O evento conta ainda com o apoio da Global Gateway, AL Invest Verde, Empreender, BEE Benefícios Flexíveis, Associações do Futuro, Gooders e Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais. O patrocínio é da Sicoob, Samarco, Arruda Alimentos, Grupo Dec Minas – Distribuição e Logística, Prefeitura de Nova Lima, BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e Governo de Minas - “Aqui o trem prospera”.


O evento, que reúne presidentes, diretores e executivos das ACEs de todo o estado, além de empresários, gestores públicos e representantes de entidades de classe, é um dos mais relevantes do calendário associativista brasileiro e, a cada edição, propõe uma imersão em temas estratégicos para o desenvolvimento econômico e institucional.

Em 2024, o congresso foi realizado em Caeté. Neste ano, retorna à cidade de Araxá para sua 27ª edição, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, tendo como tema “Conectando Negócios, Transformando o Futuro”. A proposta é discutir modelos sustentáveis de gestão e fortalecer a atuação das associações comerciais como protagonistas de um novo ciclo de crescimento para Minas Gerais.

O encontro será sediado no Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio histórico e cultural do estado, conhecido por sua arquitetura monumental e estrutura completa de hospitalidade e bem-estar. A programação inclui palestras, painéis, treinamentos técnicos e espaços de convivência que estimulam o networking e a troca de experiências entre lideranças empresariais de todas as regiões mineiras. “É uma experiência que todos têm que viver. Um momento de aprendizado, associado à alegria de estarmos entre amigos e com a família”, afirma o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.



Serviço

27º Congresso da Federaminas

Data: 30 de outubro a 2 de novembro de 2025

Local: Grande Hotel Termas de Araxá – Araxá (MG)

Tema: Conectando Negócios, Transformando o Futuro

Informações: https://www.hbatools.com.br/27-congresso-da-federaminas__1915

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Federaminas
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ascom Federaminas
Comentários: