Com mais de 40 milhões de visualizações, e depois de encantar crianças em palcos, telas e músicas, “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” chega ao universo da literatura infantojuvenil. Com texto original de Cláudio Fraga e adaptado por Tino Freitas, o livro de 38 páginas, apresenta uma aventura lúdica e emocionante que alia fantasia, amizade e consciência ambiental, convidando os pequenos leitores a refletirem sobre a importância da preservação dos oceanos. O lançamento acontece em Araxá, no dia 5 de outubro, domingo, às 11h, no Fliaraxá - Festival Literário Internacional de Araxá, com entrada gratuita, no Teatro da CBMM, do Centro Cultural Uniaraxá. Os autógrafos acontecem com a presença dos personagens, logo após a apresentação do musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”. O livro “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
O enredo narra a jornada do curioso e destemido Capitão Jack, um navegador em busca de um tesouro perdido, que acaba mergulhado — literalmente — num mundo subaquático cheio de descobertas e transformações. Guiado pelas sereias Luna e Maya, atravessando um mar de lixo e plástico, enfrentando redes de pesca predatória e aprendendo com o super-herói dos mares, o Tubarão Martelo, o capitão compreende que o verdadeiro tesouro está na riqueza da biodiversidade do planeta, representada pela vida marinha e na responsabilidade que temos de protegê-la.
A ideia que originou a história nasceu de maneira despretensiosa, mas profundamente afetiva: a partir de um convite para colaborar com a festa de encerramento da escola dos filhos, Cláudio Fraga — músico, criador e idealizador do projeto — escreveu o enredo e compôs canções para os personagens marinhos. O que era para ser apenas uma apresentação escolar rapidamente conquistou novos públicos, transformando-se em série de vídeos animados no canal @otubaraomartelo no Youtube, espetáculo musical e, mais recentemente, em um roteiro de filme de animação.
“O Tubarão Martelo nasceu do cotidiano, da convivência com meus filhos e do desejo de transformar pequenas ideias em grandes conexões com as crianças”, afirma Cláudio Fraga. “Sempre fui tocado por como essa história sensibilizou tantas famílias e escolas, e o livro representa agora uma nova forma de levar essa mensagem ainda mais longe.”
O livro marca um novo mergulho desse universo narrativo. Com ilustrações vibrantes e texto em rima, ele é ideal para leitura em família, atividades escolares e projetos de educação ambiental. A adaptação de Tino Freitas, premiado autor e mediador de leitura, potencializa o impacto literário da obra, mantendo a leveza e o encanto da história original.
Para Cláudio Fraga, o livro chega em um momento de maturidade do projeto: “Depois dos palcos e das telas, era hora de colocar essa história nas mãos das crianças. O livro tem o poder de permanecer, de circular, de ir além. Ele amplia as possibilidades de imaginação e de diálogo com pais, professores e cuidadores sobre o futuro do nosso planeta. Com o livro, trazemos o nosso compromisso também com a formação de leitores e com a valorização da literatura como ferramenta de transformação”, explica.
O livro “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar” é um convite à empatia, ao cuidado com o planeta e ao encantamento pelo desconhecido. Ao final da leitura, o pequeno leitor já não será mais o mesmo — assim como o Capitão Jack, terá aprendido que o maior tesouro é a vida em todas as suas formas.
A obra literária tem coordenação e produção editorial de Thais Guimarães, projeto gráfico e arte final de Sérgio Luiz e foi editado pela editora Tubarão Martelo Produções.
Serviço:
Livro e espetáculo “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar"
Dia 5 de outubro, domingo, às 11h
Local: Fliaraxá - Festival Literário Internacional de Araxá - Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá (Av. Ministro Olavo Drummond, 15 – São Geraldo)
Entrada gratuita
Informações: @otubaraomartelo
Comentários: