Marcelino tem 9 livros lançados no Brasil com traduções em Portugal, França, México e Argentina. Foi vencedor dos prêmios Jabuti e Machado de Assis e seu livro mais recente, Escalavra, foi finalista do Prêmio São Paulo 2025. Na obra, o autor reencena sua prosa poética ao contar a história de pai e filho em cenário e solo bem brasileiros. O pernambucano Marcelino vive em São Paulo há mais de 30 anos e é um dos escritores mais criativos da sua geração.
O autor tambem realiza oficinas de criação literária em todo o Brasil, trabalhando a linguagem, o projeto literário dos participantes, com atividades práticas e dicas de leitura. Movimento que tem revelado novos talentos da literatura brasileira como Aline Bei e Bethânia Pires. Na palestra, dia 27, às 19 h, no Salão do Tribunal do Juri no Campus do Uniaraxá, Marcelino terá uma conversa aberta com o público, falando de literatura e da sua trajetória. O evento com entrada gratuita, conta com parceria da Academia Araxaense de Letras.
Encontro sobre Projetos Culturais
A programação da Serie Araxá em Arte prevê ainda o encontro Projetos Culturais Incentivados- Panorama e Desafios, dia 26, às 19 horas, na sala de Metodologias Ativas, no Uniaraxá. Com a participação de Amauri Rocha da Amar Projetos Culturais, Tatiana Mucci e Madalena Aguiar da Fundação Cultural Calmon Barreto, da produtora Fernanda Ferreira e do presidente da Academia Araxaense de Letras Cesar Campos, que tambem irá mediar a mesa. Em pauta, a diversidade dos projetos incentivados via lei federal e também os projetos da lei estadual de incentivo à cultura, cujo potencial ainda é pouco explorado em Araxá.
SERVIÇO - Série Araxá em Arte 2025
ENCONTRO SOBRE PRODUÇÃO CULTURAL EM ARAXÁ
Dia 26/11, quarta-feira
Horário: 19 h.
Local: Sala de Metodologias Ativas, Campus Uniaraxá
PALESTRA COM O ESCRITOR MARCELINO FREIRE
Dia 27/11, quinta-feira
Horário: 19 h.
Local: Sala do Tribunal do Juri, Campus Uniaraxá
BALANÇO E EQUIPE
A Série Araxá em Arte chega ao final de novembro com 12 eventos culturais realizados envolvendo dança, teatro, música, palestras, encontros, exibição de audiovisuais e literatura. Uma experiência e valorização da arte nas suas diferentes formas, promovendo o encontro da comunidade e a criação artística.
Uma grande equipe foi mobilizada para tornar tudo isso possivel. Na produção, Fernanda Ferreira, na produção de artes cênicas, Wanilza Vieira, no design e divulgação, Daniel Ney e Rodolfo Scalon da Gestalt Comunicação. Assessoria de Imprensa com Luiz Humberto França, suporte técnico, Luizinho Souza, equipe técnica e sonorização, Sérgio Abreu, da Condor e Enildo Borges, da Audiomix. Organização e Coordenação: Amauri Rocha e Cássio Lopes, da Amar Projetos Culturais.
Alguns encontros da série Araxá em Arte ficarão disponíveis no canal Araxá em Arte, no Youtube. O projeto é realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínios da CBMM e Bem Brasil. Tem apoio da Ayres Segurança, MCA, Uniaraxá e Academia Araxaense de Letras. Realização da AMAR Projetos Culturais.
Comentários: