Professores, gestores, coordenadores e especialistas da rede municipal de ensino em Tempo Integral participaram de uma formação pedagógica do Projeto Escola Mágica, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a CBMM. A capacitação teve como objetivo apresentar metodologias criativas que promovam um aprendizado mais lúdico, interdisciplinar e centrado nas múltiplas inteligências dos alunos.
As capacitações são realizadas para orientar os docentes sobre a utilização correta do material pedagógico do projeto e são conduzidas pela professora e ilusionista Lúcia Argôllo Gomes, integrante da equipe dos mágicos Henry Vargas e Klauss Durães. Durante o encontro, os educadores tiveram acesso a recursos acessíveis e metodologias diferenciadas voltadas à construção de um ambiente escolar mais envolvente, estimulando a curiosidade, o interesse e a participação ativa dos estudantes.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Escola Integral em Tempo Integral, Márcia Aparecida de Almeida, a proposta está alinhada aos objetivos da Secretaria Municipal de Educação. “Nossa meta é oferecer aulas dinâmicas, lúdicas e que façam real sentido na vida escolar de cada criança beneficiada pela jornada ampliada”, destaca.
Todas as 14 escolas da rede municipal já receberam o Kit Lúdico Educacional, ferramenta pedagógica alinhada à Matriz Curricular da Escola em Tempo Integral. O material permite o desenvolvimento de atividades interativas e interdisciplinares, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e significativo. Além disso, o recurso contribui para o desenvolvimento de inteligências múltiplas e competências como comunicação, oratória, autodisciplina, coordenação motora, criatividade, inovação e percepção periférica.
Além da formação voltada aos profissionais da educação, o projeto também contempla oficinas lúdicas com os alunos do Tempo Integral. Nesta etapa inicial, as atividades já foram realizadas com as turmas de 4º e 5º anos da Escola Municipal Dr. Eduardo Montandon, proporcionando experiências que unem mágica, criatividade e aprendizagem.
O cronograma do Projeto Escola Mágica prevê ainda mais dois encontros de capacitação para os educadores nos meses de junho e julho, além da realização de oficinas em outras duas unidades escolares da rede municipal.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se